-
Arquitetos: Manuel Tojal Architects
- Área: 160 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Francisco Nogueira
-
Fabricantes: Catalano, Efapel, Investwood, Ofa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizados no Bairro da Lapa, em Lisboa, os apartamentos encontravam-se em estados de conservação distintos. Um dos apartamentos tinha sofrido uma renovação relativamente recente, o outro estava praticamente original. O desafio deste projeto foi o de juntar os dois apartamentos de áreas e espaços pequenos e transformá-los num só apartamento, não perdendo a identidade e conferindo uma funcionalidade e vivência contemporânea.
Para isso, a intervenção teve como premissa voltar a área social para o jardim e os quartos para a fachada oposta, sendo que o único quarto que ficou interior foi revestido com um painel tipo muxarabi que permite que a luz exterior entre no quarto sem perder a privacidade. A biblioteca funciona como área de chegada da casa e de ligação à sala, sendo que a luz neste espaço entra pelos vãos antigos que davam antigamente para o exterior. Um grande volume de madeira, composto pela lareira, divide a sala da cozinha, sendo que esta última se prolonga para o exterior passando a ser um churrasco.
A sala abre-se completamente para o jardim, através de um grande envidraçado e o jardim a uma cota mais elevada é separado por um muro estrutural, redesenhado como se de uma escultura se tratasse. Os materiais usados foram escolhidos tendo em conta a identidade do espaço, desta forma a Lioz foi usada nas casas de banho, o pavimento em pinho nos quartos e o betão na área social, o contraplacado foi aplicado para fazer a transição da madeira para o betão, dando mais conforto à Sala. O apartamento fica assim, aberto ao exterior, projetando-se para o jardim, fazendo com que o limite entre exterior e interior seja atenuado.